sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Proporção Desenho de Anatomia

Imagem: Wikipédia
Um dos principais desafios para o desenhista são os primeiros esboços da estrutura humana.  Mas, esta tarefa torna-se bastante simplificada quando usamos proporções (ou cânones). Essas proporções permitem construir o corpo com medidas bem próximas do real.
Desde a Antiguidade, grandes artistas procuraram estabelecer as proporções harmônicas da figura humana. Atualmente usamos o cânone grego, que subdivide o corpo humano em oito parte iguais, às quais chamamos de "cabeças".  Veja neste link as proporções conforme registradas por Leonardo Da Vinci: Homem Vitruviano.

Veja abaixo um passo-a-passo de como podemos montar um corpo conforme as medidas clássicas.

1 - Proporção - Faça um retângulo com 8 divisões na horizontal e 2 na vertical (cada quadrado deverá ter a mesma medida na altura e na largura). Não faça traços forte, faça com um lápis como o HB.


2 - Esqueleto - Primeiro coloque a cabeça e depois vá acrescentando as partes do esqueleto simplificado. Nas articulações (ombro, cotovelo, joelho, etc) você pode colocar uma bolinha ou se desejar, pode colocar uma bolinha maior. Preste atenção no local exato onde se encontram as articulações.


3 - Blocos - Hora de montar o bonequinho! Vá montando como se cada parte do corpo fosse separado um do outro. Lembre-se: faça traços suaves, sem forçar. Compare cada quadrado e veja se estão certos.


4 - Passe a limpo - Se você percebeu que ficou muito suja sua folha de grafite e marcas de borracha, passe a limpo em outra folha apenas os blocos.  O desenho ficará mais "apresentável".


5 - Traços finais - Depois de concluído os blocos, comece a detalhar o corpo com traços mais fortes. Faça primeiro os detalhes da cabeça (olhos, nariz, bocas, etc) e depois vá para o corpo.


6 - Pronto - Está aí acima o detalhamento. É claro que a prática te conduzirá à perfeição, Se não conseguiu chegar ao resultado que esperava, não se preocupe... Lembre-se que até mesmo gênios como Leonardo Da Vince precisaram estudar muito a anatomia para conseguir o resultado que esperava. Veja abaixo mais 2 exemplos.




Um comentário:

Unknown disse...

Muito bacana pra quem está começando a desenhar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...