quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Materiais para desenho


Hoje vamos falar um pouco sobre materiais de desenho: as ferramentas do desenhista.


Apesar de ser uma questão de gosto e de "bolso", vamos falar aqui de alguns materiais que são de qualidade e bem acessíveis. Alguns você encontrará em papelarias no seu bairro, outros, você encontrará somente em papelarias especializadas em materiais artísticos.
Bom, vamos começar:

Lápis

Existe uma variedade enorme de marcas. Os mais conhecidos, talvez sejam, os da Faber Castell, mas existem muitas marcas importadas com boa qualidade.
Os lápis geralmente têm a série B e H. Quanto maior for a numeração B,(6B, 7B, 8B) mais macio será o grafite. E quanto maior for a numeração H (3H, 5H, 6H), mais duro será o grafite. E entre as séries, existe ainda o lápis F e HB, que são lápis considerados médio. Existem também o lápis Integral, que é feito só de grafite, sem a capa de madeira, mais utilizado em desenhos com grandes formatos.

Veja abaixo algumas marcas conhecidas:

Kooh-i-noor (Toison D'or) 1900

Lápis Integral Koo-i-noor

Faber Castell (Castell 9000)

Cretacolor

Kooh-i-noor (1500)

Staedtler

Cuidados: Como dissemos, os lápis com numeração B são os mais macios, portanto, quanto maior a numeração dele, mais macio é o lápis (o grafite). Então, o que acha que acontecerá quando um lápis desses cair no chão? A-há!! Isso mesmo, ele irá trincar todinho por dentro.... Assim, não deixe estes lápis cair no chão... Se não, adeus grafite.

Mas qual desses eu compro?? Se você é iniciante, compre os lápis da Staedtler ou Faber Castell. Além de baratos, têm ótima qualidade e você encontra na maioria das papelarias.
Para desenhos artísticos você pode adquirir os lápis Faber Castell da linha Regent ou da Castell 9000, números: HB, 3B, 4B e 6B ou 8B. Os mesmos números para os da Staedtler.

Se você já desenha e quer sentir uma experiência mais profissional, procure adquiri lápis importados da Koh-i-noor série 1500, Koh-i-noor Toison D’or 1900 ou da Cretacolor.

Borracha
As mais indicadas são as plásticas... porque não fazem sujeira (não soltam detritos), duram mais e você pode até cortar uma ponta para fazer alguns efeitos em cima do grafite. As mais conhecidas são essas:






Existem também,"para noooossa alegria", borrachas em formato de caneta. Elas podem ter pontas bem firmes e finas. Usamos para apagar detalhes:






Se você está iniciando, compre uma da Faber Castell com capa verde. Nunca usei a preta da marca Pentel, mas deve ser boa também.
Existem outras marcas de lápis e borracha no mercado. Se por acaso você encontrar produtos similares a estes, não se preocupe, compre o que você encontrar ou aquele que você puder.
Na próxima postagem falaremos sobre papéis!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...