sexta-feira, 8 de março de 2013

Materiais para desenho (parte 4)

Outros Materiais

Alguns materiais são mais específicos e outros são pouco usados, mas vale a pena conhecer e até mesmo comprar alguns para sua experiência.

O esfuminho - Para que serve? É um bastão de papel (isso mesmo) prensado e enrolado para, como o próprio nome diz, usfumaçar o grafite. Serve para fazer um "degradê".
Neste link temos uma explicação sobre sombras com esfuminho e com papel higiênico: "clique aqui"


  
O guache - É feito à base de goma arábica e água, portanto não é tóxico, e encontramos na maioria das papelarias. Aplica-se sobre papéis e cartões variados que devem ter alta gramatura. A qualidade do resultado final depende muito da qualidade dos guaches aplicados. Normalmente, para pintar zonas grandes de cor uniforme, só com  guaches de alta qualidade é que se consegue um resultado perfeito. E os pincéis adequados para a pintura com guache são os mesmos da aquarela. O problema dos guaches mais baratos é exatamente a qualidade inferior, o que dificulta a mistura e até mesmo a pintura. Nas papelarias geralmente encontramos produtos escolares e os mais profissionais... se você quer uma pintura mais uniforme, sem ter dores de cabeça, opte pelos guaches profissionais.


Lápis de cor - Também tome cuidado quanto à qualidade do material. Os mais tradicionais ainda são as melhores marcas. Existem os lápis mais duros para técnicas secas e os lápis aquareláveis. A diferença deles está na sua composição: os aquareláveis têm o grafite mais macio e grosso, e possibilita o uso de água para manchar o papel, ou esfumaçar. Existe uma variedade enorme também de lápis de cor, tais como o Lápis Pastel, que tem um grafite mais macio e possibilita esfumaçar como lápis 9B. Veja abaixo alguns tipos:
Lápis Pastel da Koh-i-noor - Gioconda

Lapis de Cor Aquarelável da Staedtler

Lápis de Cor Aquarelável da Faber Castell

Lápis de Cor Aquarelável Koo-i-noor - Mondeluz



Lapis de luxo da Caran d'ache




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...